O que é Ikebana?

Ikebana Kado Sanguetsu

“Nosso objetivo é adornar com elas (flores) todos os lugares e classes sociais, colocando-as à vista de qualquer pessoa. No canto do escritório, em cima da escrivaninha, onde quer que seja, não é nem preciso dizer o quanto uma flor nos reanima e nos faz sentir um toque de pureza.

Se chegarmos ao ponto de existirem flores onde quer que haja pessoas, a força para tornar ameno este mundo será bem grande.”

Mokiti Okada (Fundador da Academia Sanguetsu)

A arte do Ikebana nasceu do amor à beleza da natureza. Surgiu no século VII na Índia e através do budismo, migrou para o Japão. Atualmente está presente em todos os países do mundo.

A Ikebana é um estilo artístico de arranjos florais, que tem como objetivo alegrar a vida, criar uma sociedade rica em qualidades artísticas e elevar a espiritualidade humana.

Mokiti Okada vislumbrou a arte como um meio de elevação espiritual. Considerando que a Natureza é a Grande Arte de Deus, o Mestre afirmou que apreciá-la, é o meio mais eficaz para encontrarmos nossa verdade intrínseca e evoluirmos como seres completos.

A Ikebana procura polir a sensibilidade, esmerar a técnica e obedecer ao espírito de respeito à Natureza. Pode-se dizer que vivificar a flor é um treinamento para tornar belo nossos próprios sentimentos.

Comments Off on O que é Ikebana?

Filed under Blog

Comments are closed.